Trocar ou Não as Cordas ?
- Edu Luthier e Eletrônica
- 4 de abr. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 2 de mai. de 2023
Quando percebo que é hora de trocar as cordas do meu instrumento musical ?

Jogo de Cordas de Instrumentos Musicais !
Sabia que elas "morrem" ? Quando trocar as cordas ?
Suas cordas poderão estar "mortas" quando não oferecerem mais a mesma intensidade de frequências que tinha quando estava nova.
Quando você coloca uma nova corda, pode ouvir as harmônicas de frequência elevada que fazem com que o timbre de um instrumento seja vibrante, vivo, intenso.
Acostume-se a trocar suas cordas pelo menos a cada 3 a 5 meses se o uso for intenso ou 6 a 12 meses se for esporádico. O melhor teste é mesmo o auditivo. CORDA "VIVA": Com cordas novas você reconhece imediatamente o timbre brilhante, o alto sustain das notas, seu volume maior e sua intensidade mais destacada.
Nuances complexas de notas, acordes e harmônicas de frequência elevada proporcionam um som cheio, rico e bem mais desejável para o público ouvinte e mais prazer ao músico em sua execução.
CORDA "MORTA": Cordas usadas por longo tempo sucumbe à sujeira e à corrosão, perdem sua vitalidade, não vibram como antes, parecem pesadas, tiram o conforto do toque o que prejudica o timbre e a tocabilidade, o som "morre" antes do tempo e a sensação é de um apagado constante.
Converse com o Edu Pinheiro Luthieria e Eletrônica.
Comentários